Celular Caterpillar - EDC para ambientes hostis

Smartphone resistente com câmera térmica Cat S60 (Foto: Divulgação/Caterpillar)

Se você, como eu, convive diariamente por força da profissão em ambientes hostis, no meu caso a autoação industrial em usinas eletrécas, mineradoras e industria quimica, você provavelmente já pensou em usar como EPI (Equipamento de Protecao Individual) seus próprios equipamentos e não aqueles fornecidos "gratuitamente" pela empresa aonde você está prestando serviços.

Neste quesito sugiro a você conhecer estes dois celulares que com certeza vão te ajudar, e muito, no seu dia a dia. A Caterpillar é famosa no mundo mobile por fabricar celulares resistentes. A marca, originalmente conhecida por seus veículos pesados e máquinas para a construção civil, desenvolve telefones pensando em quem trabalha em ambientes hostis. A durabilidade dos modelos acabou caindo nas graças do público.

Seus aparelhos aguentam até 5 metros embaixo d'água e suportam quedas de quase dois metros. Há vários modelos à venda no Brasil, incluindo celulares básicos e smartphones. Eu selecionei dois modelos que vão te atender, como trabalho com desenvolvimento de equipamentos de automação inteligente, a maioria deles se comunica via WiFi e Bluetooth, série SmartHelp.

Cat S40 - ostenta um display IPS de 4,7 polegadas com 540 x 960 pixels de resolução, revestido com Gorilla Glass 4. A câmera principal tem 8 megapixels e grava em 720p (30 fps), enquanto a frontal tem sensor de 2 MP. Ele opera nas redes 3G e 4G e, além de Bluetooth 4.1 e Wi-Fi, o aparelho possui conectividade sem fio NFC.

O interior traz o quad-core Snapdragon 210, RAM de 1 GB e armazenamento de 16 GB, havendo slot para microSD de até 64 GB. O smartphone também possui sensores de proximidade, luz ambiente, acelerômetro e bússola. A bateria de 3.000 mAh aguenta até 18 horas de conversação. Assim como o modelo anterior, ele roda o Android 5.1 Lollipop e tem certificações IP68 e MIL-SPEC 810. Valor aproximado R$ 1.400.

Smartphone de alta resistência Cat S40 (Foto: Divulgação/Caterpillar)


Cat S60 - Modelo da foto inicial do post, foi o primeiro smartphone do mundo a trazer uma câmera térmica capaz de mapear calor usando infravermelho. O componente, testado, permite ao usuário enxergar até 30 metros no escuro e detectar problemas em instalações elétricas, entre outras aplicações. Há ainda uma câmera comum na traseira que registra fotos de 13 megapixels e grava em Full HD (30 fps), enquanto a câmera frontal tem sensor de 5 MP.

A carcaça possui certificação IP68, mas o Cat S60 pode ficar submerso na água em até 5 metros de profundidade por até 1 hora. Há ainda o certificado MIL-SPEC 810 para dar resistência à poeira e quedas sucessivas de até 1,8 metro. O interior traz o processador octa-core Snapdragon 617 (quatro núcleos a 1,5 GHz e quatro a 1,2 GHz) e RAM de 3 GB, que o fazem rodar o Android 6.0. O espaço interno é de 32 GB, com entrada para microSD de até 128 GB.

A ficha técnica inclui ainda tela HD (1280 x 720 pixels) de 4,7 polegadas revestida com Gorilla Glass 4; bateria de 3.800 mAh com autonomia de até 30 horas de conversação; redes 3G e 4G; Bluetooth 4.1, NFC e Wi-Fi; saída de áudio P2; e capacidade dual chip. Valor aproximado R$ 2.800.


Colaboração Loja Virtual: Robohelp

Se você quer aprender mais sobre Eletrônica, 
Microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi e ESP8266

Visite nossa Biblioteca Virtual completa para download gratuito clicandoaqui...

Comentários