Attiny85 – LilyTiny, Estude, Trabalhe e Ensine


A LilyTiny é uma placa baseada no projeto do LilyPad, utiliza o microcontrolador ATTINY85, por premissa é voltada para projetos de computadores vestíveis (wearables), mas é uma ótima opção para desenvolver projetos diversos, e após a fase de testes embarcar em uma pcb desenvolvida por você, DIY.

Alguns projetos como amplificadores baseados no LM356, displays de led com o NE555, pequenas centrais de alarme, são ótimos exemplos. Além de ser uma ótima opção com baixo custo para os seus projetos com o Arduino. Os projetos robóticos que mais demandam a utilização do LilyTiny ATtiny85 são aqueles onde a presença de um Arduino não pode ser feita devido ao seu tamanho, na prática são projetos muito pequenos com ampla aplicação tecnológica.

O Lilypad Micro Arduino possui uma Micro USB transparente e compatível com a IDE do Arduino. Acompanhe este post que vou te ensinar como utilizá-lo de maneira simples e didática. Uma grande vantagem, é que além de você aprender, você pode utilizar o LilyTiny como plataforma de ensino (aprender programação), transmitindo seu conhecimento a várias pessoas, alunos ou amigos.

O LilyTiny possui 6 portas lógicas para prototipagem, além de permitir alimentação via USB 5V ou por fonte com tensões entre 7 a 16V, lembrando que, a plaquinha possui um regulador on-board de 5V. Possui ainda leds indicadores de status e operação, além de fácil acesso aos pinos lógicos.


Descrição Técnica:
Modelo: Lilytiny;
Microcontrolador: Atmel ATtiny85;
Driver para Windows: https://github.com/digistump/DigistumpArduino/releases/download/1.6.7/Digistump.Drivers.zip
Datasheet: http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/Atmel-2586-AVR-8-bit-Microcontroller-ATtiny25-ATtiny45-ATtiny85_Datasheet.pdf
Suporte para o Arduino IDE 1.0+ (OSX / Win / Linux);
Alimentação: USB ou fonte externa 7-16V;
Comunicação: Suporte SPI / TWI;
Interface: Micro USB;
Pinos: 6 I/O;
Memória Flash: 8 KB;
SRAM: 512 bytes;
EEPROM: 512 bytes;
Diâmetro: 25 mm;
Peso: 2g.


Comparação entre o Attiny85 e o Atmega328


ATINY85
ATMEGA328
Number of pins
8
28
Flash size (ko)
8
32
SRAM size (bytes)
512
2048
EEPROM size(bytes)
512
1024
PWM
2
6
GPIO (with ADC and PWM)
6 (5, but one more if you disable activate reset*)
23
I2C
yes
yes
SPI
yes
yes
UART
no
yes

Como Instalar o drive para Windows

Faça o download diretamente do github aqui: DigistumpDrivers.zip. Após o download, descompacte a pasta e execute o programa: DPinst.exe program (ou DPinst64.exe se você usa o Windows 64 bits).
Plug o LilyTiny, vá no Gerenciador de Programs, se tudo correu bem ele estará listado como: libusb-win32 devices/Digispark Bootloader.


Adicionar as Bibliotecas na IDE do Arduino

Na IDE do Arduino, vá em Arquivo/Preferência e adicione a linha em URL´s Adicionais do Gerenciador de Placas: http://digistump.com/package_digistump_index.json

No menu, Ferramentas/Placas/Gerenciador de Placas... localize a Digistump AVR Boards e clique em instalar. Após a instalação, selecione a placa Digispark card (Default 16,5Mhz).


Enviando o primeiro código
Como sempre, selecione o programa exemplo Blink, troque o pino do Arduino 13 pelo pino P3 do LilYTinny. Envie o código, assim como no Nodemcu e no Esp8266 você verá durante a execução do upload uma mensagem para conectar seu dispositivo e depois o resultado, 100% completo. Efetue a conexão do led, se não for o módulo lembre-se de acrescentar um resistor de 1k no Anodo (+) do led.



Autor: Luiz Henrique Akasaka Ferreira

Colaboração Loja Virtual: Robohelp

Se você quer aprender mais sobre Eletrônica, 
Microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi e ESP8266
Visite nossa Biblioteca Virtual completa para download gratuito clicandoaqui...



Comentários