Google e Huawei criam sua própia super Raspberry Pi

Foto de divulgação Huwaei HiKey 960


A HiKey 960 é uma super Raspberry Pi desenvolvida pela empresa Huawei, gigante chinesa da eletrônica muito conhecida pelo seu modem, GSM/GPRS portátil de ótima qualidade, adotado pelas operadoras Tim e Vivo no Brasil. A ideia inicial foi criar um potente computador ultra portátil, algo que a meu ver o Raspberry Pi atende muito bem, um thinclient robusto.

As placas Raspberry Pi são mundialmente conhecidas por todas as possibilidades que oeferecem. Criada e desenvolvida originalmente para ensinar crianças a programar e consequentemente criar gosto pela computação, foi descoberta por geeks, nerds e makers que através dela puderam dar asas a sua imaginação, já enormemente criativa.

Hoje o Raspberry Pi pode ser encontrado rodando consoles de games famosos, central multimídia, servidor NAS, servidor Samba, thinclient em escritórios, robótica embarcada e até micro satélites. As placas Raspberry Pi são baratas e tem uma fantástica comunidade mundial de ususários e makers.

Devido a este sucesso, cada vez mais alternativas surgem ao Raspberry Pi, tentando oferecer melhores recursos e especificações a um preço similar.

A Huawei lançou o HiKey 960, um pequeno, mas potente computador. Seu formato, inegavelmente lembra o Raspberry Pi, porém em alguns aspectos tem a intensão de competir com a mesma. O interessante é que em seu desenvovimento, gigantes como Google, ARM e Le Maker estão colaborando ativamente. A ideia é de que a HiKey 960 possa ser utilizada como um mini computador, thinclient, rodando Android, como também, ser uma ferramenta de desenvolvimento completa.

HiKey 960 vista superior

O coração da HiKey 960 é um processador Kirin 960, chip fabricado pela própria Huawei para smartphones. É um processador de 8 núcleos, com 32 GB de armazenamento interno (Com a possibilidade de expansão) e 3GB de RAM LPDDR4. Temos um adaptador gráfico Mali capaz de rederizar conteúdo 4K com saída via HDMI nativo, WiFi e Bluetooth 4.1 integrado

Este projeto é uma bela peça de hardware, potente, concebida para ser o cérebro de robôs, computadores baseados em ANDROID, drones, vants e outros dispositivos inteligentes que possamos conceber e criar. Uma grande vatagem para desenvolvedores é que você pode rodar o Android 7.1, e contar com suporte oficial de Google (https://source.android.com/source/devices#hikey960).

A HiKey 960 tem a intenção de competir com a Raspberry Pi, porém o único impedimento encontrado para o sucesso desta placa é o preço, estimado em 239 dolares a partir de maio/2017, enquanto uma Raspebrry Pi em sua 3ª versão custa atualmente 42 dolares. Vamos aguardar para ver como ela vai se sair no universo maker, o grande impulssionador da Raspberry Pi e da qual sou profundo entusiasta.




Texto adaptado: Roger Bit e Luiz Henrique Akasaka Ferreira
Revista http://rogerbit.com
Colaboração Loja Virtual: Robohelp

Se você quer aprender mais sobre Eletrônica, 
Microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi e ESP8266

Visite nossa Biblioteca Virtual completa para download gratuito clicandoaqui...

Comentários