Nem sempre grandes ideias dão origem a grandes negócios. Mas, com certeza, você nunca vai saber disso se colocar esses projetos em prática. Quantas vezes você já teve uma ideia que parecia genial, ficou empolgado, mas depois não soube como colocá-la em prática e deixou para lá?
Isso é bem comum acontecer. E é comum também ver aquela ideia que aposentamos - que parecia tão inédita - ser colocada em prática por alguém um tempo depois. Qual a diferença entre você e aquele cara que conseguiu transformar a mesma ideia em um produto promissor?
A execução. Ele executou!
1. Não pense demais
Pode ser um pouco contraditório, mas não gaste muito tempo falando e falando sobre sua ideia para um produto ou serviço. Crie, ouça opiniões, estude o mercado e faça tudo isso rápido. Não fique sentado adiando o momento de lançar sua ideia.
2. Compartilhe sua visão, mas filtre os feedbacks
Para que você possa tirar uma ideia da cabeça e testar seu potencial comece por compartilhá-la com pessoas que você acredita que possam lhe dar feedbacks sinceros. Compartilhe com amigos da área, com outros empreendedores que já tenham desenvolvidos produtos, com sua audiência, com mentores que você confia, mas esteja pronto para ouvir. Ouça todos com atenção, porém, filtre as opiniões para não ficar mais confuso que confiante. Não tome opiniões por verdades e - a não ser que você seja desencorajado por bons argumentos - continue acreditando em sua visão.
3. Não tente agradar todo mundo
Quando você pede a opinião de várias pessoas, elas podem ser dissonantes. Portanto, tome as decisões que realmente vão ser melhor para sua ideia.
4. Seja prático e valide sua ideia
Crie algo que possa resolver um problema prático do cotidiano das pessoas. Valide a primeira versão da solução, o mínimo produto viável (MVP), com uma parcela pequena do seu público-alvo. Deixe sua audiência usar, consumir e colaborar com você. O melhor feedback será, sem dúvida, das pessoas para quem você está criando o seu produto.
Se sua ideia for validada neste microambiente, você deve aprimorá-la e entender como escalá-la para atingir o mercado que almeja.
5. Entenda seu Contexto
Nova versão desenvolvida, está na hora de avaliar o contexto do mercado onde essa inovação estará inserida. Analise todas as variáveis do mercado para definir como vai introduzir seu produto nele. Não espere, porém, pelo momento ideal ou pelo planejamento perfeito. Trace um plano, a partir dos recursos que dispõe, e divida seu projeto em fases. Comece a executar definindo como vai sair do ponto A e chegar no ponto B (e não no Z!). Importante: o ponto B não pode ser tão distante que você não possa alcançar, e nem tão próximo que não lhe desafie.
6. Não tente fazer mais do que você pode
Se precisar mostrar um conceito mais bruto da sua ideia para clientes e investidores, como um protótipo, não tente fazer algo complicado e cheio de aplicações que não funcionarão na hora. Tente realmente mostrar em que estágio você está – e faça com que ele funcione e não o faça passar vergonha.
7. Entenda quais são seus recursos
Ao executar você vai desenvolver estratégias para levantar os recursos necessários às próximas fases do projeto, passo a passo. Além de quanto dinheiro você tem para prosseguir, outros recursos são igualmente importantes:
· Quem são as pessoas que você já pode contar nessa fase do projeto (time, fornecedores, potenciais compradores, mentores, investidores)?
· Quanto tempo você precisa para chegar do ponto A ao B?
· Quais os conhecimentos que você detém e quais precisa desenvolver?
· Quais habilidades você possui e quais vai ter que agregar ao projeto ao montar seu time?
· Qual seu repertório de vivências que irão lhe ajudar a desenvolver as premissas, construir a visão e embasar suas decisões?
8. Saiba quando mudar de rumo
Ao avaliar a sua ideia constantemente – nas fases de projeto, protótipo, lançamento etc. –, você tem mais chances de descobrir quando ela realmente não vai dar certo. Se isso acontecer, faça as mudanças necessárias para que ela se torne realidade ou simplesmente desista e passe para outra. Quem percebe isso tem mais chance de sucesso.
9. Tenha um time com forças complementares
Você precisa ter claro seus valores e seu time precisa refletir esses valores, precisa ser multidisciplinar, com diferentes habilidades, diferentes capacidades. Porque onde há diversidade há questionamento, onde há questionamento há complementariedade e mais entrega de valor. É justamente os pensares diferentes que vão criar um produto melhor.
Encontrar pessoas com os mesmos valores, forças complementares e que acreditem no que você está fazendo é um dos segredos para se alcançar o sucesso.
10. Mensure seu progresso
O progresso financeiro é importante, claro. Mas, você deve mensurar outros tipos de progresso durante o desenvolvimento de seu projeto. É preciso ampliar a percepção de progresso para conseguir enxergar a evolução de nossas ideias e não desanimar. O tempo de maturação de um produto é variável, mas é necessário ter paciência para fazer acontecer. Para mensurar seus progressos, crie indicadores de médio prazo, mas também indicadores de curto prazo, de preferência semanais, que vão lhe dar a exata noção dos avanços que alcançou.
Este artigo referenda, após três anos de jornada, que acreditar em uma boa ideia, ter paciência e perseverança podem trazer um resultado espetacular e inesperado.
Texto adaptado: Rodrigo Barros
Revista PEGN
Colaboração Loja Virtual: Robohelp
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